terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A História


HISTÓRIA DE MOCOCA


O início da formação do patrimônio do povoado de São Sebastião da Boa Vista; que deu origem a cidade de Mococa, ocorreu em 1.839, com a doação de 16 alqueires de terra às margens do Ribeirão do Campo pelo lavrador português Antonio José Gomes e sua mulher Catarina Gomes, para a construção de uma Capela em louvor a São Sebastião e São Francisco das Chagas. Em 1.843 essa gleba de terra foi permutada, por outra área maior, às margens do Ribeirão do Meio, onde hoje está assentada a cidade. Assim começou a ser constituído o patrimônio do futuro povoado, que com outras pequenas doações atingiu uma área de 33 alqueires, cujo o auto de posse foi julgado por sentença no dia 15 de dezembro de 1.847.

A criação oficial do povoado, aconteceu através da Lei nº. 15 de 25 de fevereiro de 1.841, elevado à Capela Curada pelo Bispo D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, com o nome de São Sebastião da Boa Vista. A celebração da primeira missa pelo padre Manoel Machado de Assunção à 25 de dezembro de 1.846, consolidou historicamente a fundação do povoado cujos fundadores são: Venerando Ribeiro da Silva, Gabriel Garcia de Figueiredo, Diogo Garcia de Figueiredo, José Gomes de Lima e José Pereira dos Santos.

A construção da Capela impulsionou o desenvolvimento da nova povoação, que teve na lavoura do café introduzida na região em 1.845, a principal fonte de sua economia.

O desenvolvimento político-administrativo decorreu historicamente assim: em 5 de abril de 1.856, pela Lei nº. 15, elevou a capela curada, erguida em 1.841, à categoria de Freguesia, pertencente a Casa Branca. Desmembrado o Município de Casa Branca criou-se o Município de São Sebastião da Boa Vista, com sede na Vila desse nome, por Lei Provincial nº. 29, de 24 de março de 1.871.

Pela Lei nº. 20, de 08 de abril de 1.875 que, em seu parágrafo II concede à Vila São Sebastião da Boa Vista os foros de cidade com a denominação de MOCOCA.

A Comarca de MOCOCA foi criada por Lei Estadual nº. 80, de 25 de agosto de 1.892.

Segundo a tradição, o topônimo MOCOCA surgiu quando o Capitão-Mor CUSTÓDIO JOSÉ DIAS que no povoado viera caçar e empregou a seguinte frase: "Olhem aí para a Mocoquinha". A etimologia do vocábulo é a seguinte: MU - pequeno; CO - esteio; OCA - casa. Resultando daí a expressão MOCOCA = casa de pequeno esteio.

Fonte:www.camaramunicipalmococa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu coração e os meus sonhos pertencem a esse lugar. Conheça um pouco do encanto de Mococa.

Meu lugar


Quando cheguei aqui
nem mesmo sabia o que era saudade
me crie sob a sombra das palmeiras
tão grande como a riqueza de sua terra
de onde brotam o ouro verde
que enfeitavam os seus montes
e colorem os olhos de encanto
do aventureiros que pisam teu solo
mas quando senti o calor dos afetos
consegui entender o por que
a chamavam de cidade encanto

meu primeiro passo não pertence a esse chão
mas foi neste solo que abri a porta
para o mundo das ideias e dos sentimentos
foi onde meus olhos descobriram as lagrimas
e meu coração se tingiu de cor
ao se deslumbrar com o primeiro amor

sou apaixonado pelos ventos, pela luz que a ilumina
das chuvas lhe irrigam de esperança os rios
como veias que cortam o rincão desse lugar quase minas
mas paulista por revolução

agora estou apresentado a saudade
quando os meus olhos já não fitam
o renascer em seu horizonte
e por não notar as flores brotarem em seus cafezais
e que me permito sentir vontade de ficar

e a palavra agora faz sentido
quando a deixo pra tras